domingo, 17 de junho de 2012

Deu no Jornal O Povo: Um ano sem Edinaldo Filgueira


"Um ano depois do crime, os estampidos dos seis tiros que mataram Edinaldo ainda ecoam na memória"

“As pessoas têm medo de morrer por se expressar”, disse o jornalista-cidadão Tiago Aguiar(@t_aaguiar), ao descrever o silêncio que tomou conta dos moradores de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, depois que o blogueiro Edinaldo Filgueira foi assassinado. Aguiar, que fez um documentário sobre o crime, relatou a dificuldade de encontrar na cidade depoentes dispostos a aparecer no vídeo. Hoje, um ano depois do crime, os estampidos dos seis tiros que mataram Edinaldo ainda ecoam na memória e na consciência dos serramelenses. Mas, sobre o caso, ninguém fala nada.

O vídeo, intitulado De Ferro e de fogo, foi realizado de forma voluntária para documentar um caso extremo de violência contra a liberdade de expressão, de que as emissoras de televisão não falam e os jornais da região não escrevem. O vídeo está sendo disseminado nas redes sociais, para lembrar o crime de pistolagem, com motivação política, que corre o risco de cair no esquecimento. De ser mais um a engrossar a estatística dos homicídios impunes do interior do Nordeste. E de estimular os coronéis modernos da nossa democracia antiquada a sentenciar com pena de morte os novos atores do jornalismo-cidadão.






O mandante da morte de Edinaldo, segundo a investigação da polícia confirmada na denúncia oferecida pelo Ministério Público potiguar, é o prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano (PSDB). Ele arregimentou oito pessoas para matar o blogueiro, em represália às notícias postadas em o-serrano.blogspot.com. Três dos assassinos estão presos. Outros cinco aguardam o julgamento em liberdade, sugerindo aos munícipes menos informados que são inocentes. Entre eles, o prefeito que, além do foro privilegiado, desfruta da prerrogativa de seguir administrando o Município, como se nada tivesse acontecido.

E se ocorresse o contrário? Se um blogueiro cidadão comum, de origem pobre, dirigente municipal do PT, mandasse matar o prefeito, por se sentir incomodado com informações levadas à esfera pública? Talvez o caso tivesse mais repercussão na imprensa, nas mídias sociais, na opinião pública e no Tribunal de Justiça.

Finalizo com o que disse, ao ver o vídeo. O blogueiro que já sofreu agressões de prefeito e vereador no interior do Ceará, Raimundo Moura (raimundomoura.blogspot.com): “Minha Serra do Mel é Pentecoste”. Outra vítima da mesma cidade, Zé da Legnas (www.noticiasdepentecoste.com), afirmou: “Me vi todinho neste vídeo”.

Alberto Perdigão Jornalista e editor do Blog da Dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário