quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jornal de Hoje/Opinião Rosa dos Ventos


Inauguramos o mirante Rosa dos Ventos - primeiro equipamento do Projeto Vila do Mar entregue à população. Uma vista maravilhosa de Fortaleza! Uma nova janela que se abre para contemplar a beleza de nossa cidade. E o mais importante: em um local que antes era ocupado por barracos de papel, lama, esgoto e muito lixo. E que também era usado para abandono de corpos depois da prática de homicídios. Áreas de risco insalubres e desumanas.

Há décadas - em 2012 o Grande Pirambu completa 50 anos de reconhecimento como bairro - milhares de famílias lutavam pelo direito a moradia digna e pela permanência no local. Os governantes que me antecederam nunca priorizaram a área. A desesperança já batia à porta quando abrimos um diálogo com a comunidade e alcançamos a legitimidade necessária para a intervenção grandiosa que precisava ser feita.

A Rosa dos Ventos, que dá nome ao mirante, é uma figura ainda hoje muito utilizada em todos os sistemas de navegação. Orienta-nos sobre os quatro pontos cardeais e as quatro direções intermediárias. A nossa Rosa dos Ventos é um símbolo importante de que estamos trilhando o caminho certo. De pensar Fortaleza nos seus problemas históricos e que não tinham nenhuma perspectiva de solução.

Por isso, não posso deixar de me orgulhar de ver a nova Fortaleza que, a cada dia, surge mais forte. Olhar a cidade como um todo. Colaborar para que as duas Fortalezas que se contrastam se encontrem cada vez mais. Estamos urbanizando a Praia de Iracema, a encosta do Morro Santa Terezinha, a Praça do Futuro, na Praia do Futuro, e também a Vila do Mar – oferecendo um novo cartão-postal, uma visão da orla a partir do lado oeste.

E esta Rosa dos Ventos, que nos aponta todas as direções, é apenas o primeiro equipamento de tantos que estão sendo concluídos naquele local, e que, este ano, possibilitarão que se abram outras novas janelas para que possamos contemplar a nossa Fortaleza que a cada dia torna-se mais bela.

luiziannelins@bol.com.br
Jornalista e prefeita de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário