segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Governo Federal lança programas para saúde



A deputada Eliane Novais (PSB) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (09/11), os programas de saúde “SOS Emergências” e o “Melhor em Casa”.

Lançados (8/11) pela presidente da República, Dilma Rousseff, os programas de saúde “SOS Emergências” e o “Melhor em Casa” irão atingir a capital cearense e trazer um maior aporte para este carente setor da administração pública. Na redação do S.O.S Emergências, o programa prevê contemplar inicialmente 11 hospitais de emergência de grande porte do todo o País, entre eles, o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Durante seu discurso a deputada Eliane Novais ressaltou o discurso da presidente Dilma. Conforme a parlamentar, o SOS Emergências é uma ação integrada de melhoria no atendimento e na gestão do setor mais crítico da Saúde: as emergências dos grandes hospitais do País. A meta do programa é alcançar até 2014 as 40 unidades mais importantes do setor. O Ministério de Saúde irá destinar anualmente R$ 3,6 milhões para custear a ampliação e qualificação da assistência da emergência, ressaltou a parlamentar socialista.

A deputada também elogiou o Melhor em Casa, que atuará sobre a problemática do número de leitos dos hospitais públicos. “A idéia é desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais. Pelo programa, os pacientes com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência gratuita em casa´´, frisou Eliane Novais.

Por fim, a socialista lembrou que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui sistema universal, público e gratuito de saúde.``Dos 190 milhões de brasileiros e brasileiras, 145 milhões dependem do sistema público de saúde. São um milhão de internações por mês, 3,2 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano, e 500 milhões de consultas médicas anuais´´, destacou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário