No site oficial do evento já se encontra disponível a carta aprovada pelos participantes que vieram de mais de dezesseis estados brasileiros e mais de dez países. A carta tem sua versão em espanhol e inglês, além do português.
Teve de tudo: blogueiro petista se sentindo irritado com a fala de Carlos Lattuf – cartunista denominado por muitos de ativista – que marcou muito bem sua posição; pessoas sendo apresentadas à discussão; críticas ao governo; demonstração das experiências dos outros países, entre outras coisas. O intercambio se fez presente. Questões como a responsabilidade foram muito bem tratadas.
É uma bela dose de ânimo para todos aqueles que caminham com objetivos tão bem marcados quanto alguns dos apresentados no encontro: o acesso tem de ser livre, as publicações tem de ser livres, a liberdade tem de ser responsável.
Uma coisa ficou clara, foi inclusive motivo da fala de um dos palestrantes, Jesse Fresston: o pequeno número de mulheres palestrantes. Erro que deve ser corrigido, além de alguns outros erros da organização como a ausência de tomadas para os blogueiros que queriam acompanhar conectados, como no nosso caso.
De um modo geral, é importante dizer que o que se discute no momento é de suma importância para os rumos da nossa sociedade. Talvez o mundo sempre esteja passando por transições, e esta que vivemos talvez seja uma daquelas transições que em pouco tempo mudarão os cursos acentuadamente. A atenção e participação se faz muito mais que necessária. Jornalistas, estudantes, ativistas, poaenses, brasileiros, pessoas de todo mundo: participemos desse debate, essa questão também é nossa. A lista completa da programação você encontra no site oficial, assim como a carta. Alguns vídeos estão disponíveis no Youtube, quem não acompanhou ao vivo pode assisti-los.
O Encontro contou com presenças importantes como a do porta voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, o periodista espanhol Pacual Serrano, a Ministra das Comunicações do Peru, Blanca Josales, Latuff, além dos convidados para a interessante mesa que debateu as experiências na Ásia e África, Ahmed Al Omran, Ahmed Bahgat, Farhan Janjua, entre outros.
Para encerrar, quero comentar a repentina participação do secretário municipal de cultura de Poá, o Sr Douglas Aspasio e do vereador Lauriston que estiveram no evento durante a abertura. Desejo que os mesmos e que todo o poder público esteja atento ao que lá foi proposto: democratização, liberdade e responsabilidade. Desejo que a prefeitura poaense não feche os olhos aos debates lá propostos e às questões levantadas.
Quero deixar uma pergunta: alguém ouviu falar do Encontro na mídia brasileira?
Mais informações procurem o site, acessem os Blogs Amigos, entrem no site do Encontro ou nos mandem um e-mail ou comentário.
Logo menos confiram nosso post sobre o local do evento, a Usina de Itaipu e a Usina de Belo Monte. Fomos apresentados a um movimento que trata dessa problemática.Agradecimentos aos blogueiros amigos Leandro de Jesus, Saulo Souza, Pastor Dornel e Jameson. Também aos amigos Marcos Scherer, Ricardo Schmitt, Thiago, Panambí e Gleiby
Por Henrique Condesso http://poaenses.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário