O deputado federal Romário (PSB-RJ) declarou na sexta-feira (4), via twitter, que tem interesse em concorrer à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições do ano que vem. Mesmo com a disposição confessa, o baixinho não parece muito animado: segundo ele, os socialistas cariocas devem apoiar o atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB). “Apoio esse que não terá da minha parte”, frisa Romário, acrescentando: “infelizmente na política existem essas construções que eu não sou muito de acordo… Mas é a política, fazer o quê, né?”. A possibilidade de Romário se candidatar é defendida por alguns quadros do PSB-RJ e vem sendo ventilada desde junho. Mas é a primeira vez que o deputado fala abertamente sobre a possibilidade de concorrer.
Ficha Limpa entra na pauta do STF
Está na pauta do STF para a próxima quarta-feira (9) julgar todas as incertezas que possam ser suscitadas pela Lei da Ficha Limpa. A preocupação do presidente do Supremo, Cezar Peluso, é evitar que se repita nas eleições de 2012 o que ocorreu em 2010, quando muitos candidatos foram para a eleição sem saber se estavam elegíveis ou não. Entre as dúvidas a serem esclarecidas está a constitucionalidade de impedir candidaturas de quem tem condenações que ainda não transitaram em julgado.
Empréstimos do BNDES para RS estão em negociação avançada
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, destacou em palestra na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (04) a perspectiva de desenvolvimento da economia brasileira e a importância das parcerias com estados e municípios. Coutinho reafirmou a disposição do BNDES de empreender parcerias com os governos, priorizando o desenvolvimento social e a consolidação de cadeias produtivas. Segundo o presidente do banco, o Rio Grande do Sul já tem uma negociação avançada para obter empréstimos que aumentarão a eficiência da economia gaúcha nos próximos anos. O presidente do BNDES lembrou que os bancos de fomento do estado têm papel importante no fornecimento de crédito, não apenas para as atividades tradicionais, mas também às de inovação e de cadeias produtivas ligadas a grandes projetos, que demandam suprimentos, insumos e serviços.
Estado de Mendes Ribeiro é “muito bom”, segundo junta médica
De acordo com boletim médico divulgado na sexta-feira (4) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é “muito bom” o estado de saúde do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. O ministro de 56 anos foi internado na terça-feira, após sentir fortes dores de cabeça. “Seu estado clínico e neurológico é muito bom”, informou o boletim. O ministro continua recebendo medicação e se submete a sessões regulares de fisioterapia. No dia 14 de outubro, Mendes Ribeiro foi operado para retirar um tumor no cérebro. A nova internação do ministro aconteceu uma semana após receber alta.
Manuscritos de José de Alencar serão recuperados e digitalizados
Quase 30 documentos inéditos que integram a obra do escritor José de Alencar, considerado o fundador do romance brasileiro, serão recuperados. O projeto que prevê a digitalização dos manuscritos foi lançado na sexta-feira (4) em Fortaleza, no Ceará. A iniciativa foi selecionada entre as propostas culturais patrocinadas pelo programa Petrobras Cultural 2011. Serão investidos quase R$ 100 mil na construção do acervo digital, em um projeto com duração prevista de seis meses. Os manuscritos, uma série de anotações de romances nunca concluídos, estão guardados em diferentes locais do Ceará e do Rio de Janeiro. Há também materiais já publicados, como o livro autobiográfico “Como e Por Que Sou Romancista” e o ensaio antropológico “Antiguidade da América”.
Segurança? Só mudando de bairro
A Polícia Civil de São Paulo afastou um escrivão da 89ª Delegacia de Polícia de São Paulo, que fica no bairro de classe alta Morumbi. Na última quarta-feira (2) o escrivão sugerira a um casal de atores que havia sido feito refém na casa de seu produtor, onde estavam hospedados, que para ter segurança só mudando de bairro. Ele disse ao casal que como o Morumbi é um bairro rico muito próximo a zonas pobres era impossível dar conta da segurança. Ele justificou ainda a sugestão dizendo que a Polícia Civil tem poucos e desqualificados profissionais.
Gilmar Mendes lança livro com suas “mais relevantes” decisões no STF
O ministro Gilmar Mendes lançará na próxima quarta-feira (9), às 19h, na Biblioteca da Corte, em Brasília (DF), a obra “Estado de Direito e Jurisdição Constitucional”. Segundo o site do Supremo, a obra reúne “as mais relevantes decisões do ministro em seus primeiros nove anos de atuação na Suprema Corte, entre 2002 e 2010”. A obra foi lançada pelo Instituto Brasiliense de Direito Público do qual Mendes é sócio-fundador. Ao site do STF, Mendes declarou que como ministro do Supremo “é mister fazer com que os julgados do STF verberem em todo o país e para muito além dos limites objetivos e subjetivos ínsitos ao processo porventura julgado”. Para o ministro, a obra de 1.451 páginas contribui para o fortalecimento da cidadania brasileira.
Site do Ministério do Esporte é alvo de ataque virtual
O Ministério do Esporte foi alvo de ataque de supostos hackers na tarde de sexta-feira. Entre 14h e 16h, o site permaneceu instável ou fora do ar, em um ataque que foi reinvindicado pelo grupo iPiratesGroup. “A sujeira dos mendigos é mais limpa do que a corupção que há no Ministério do Esporte”, diz o grupo em seu perfil no Twitter. A assessoria do ministério admitiu as ações no final da tarde, acrescentando que não houve vazamento de dados e que a ação havia sido “de pequeno porte”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário