A bancada de oposição acusa a prefeita Luizianne de ter mudado o discurso, uma vez que defendia eleições para o núcleo gestor das escolas municipais e, agora, segundo afirmaram, defende a indicação por motivação política.
O vereador Jaime Cavalcante (PP) disse que outros petistas, como Artur Bruno, Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, também eram favoráveis às eleições diretas para diretores e mudaram, bruscamente, seus conceitos, depois que PT assumiu a administração da cidade. "A única vez que eu vi o PT ser a favor do ex-governador Tasso foi quando se regulamentou as eleições para diretores de escola", disparou.
Indicados
Ciro Albuquerque (PTC) também condenou a prática de indicações para gestores escolares, assim como o de diretores de hospitais públicos, que, conforme discorreu, são indicados por vereadores da base aliada. O líder da oposição, Plácido Filho (PDT), em outra ocasião, havia denunciado que, para entrar em um posto de saúde como parlamentar, precisou solicitar permissão de vereadores aliados.
Ciro apresentou um documento em nome do Procurador Geral do Município, no qual ele responderia negativamente a um Projeto de Indicação do vereador, dispondo sobre eleição direta para direção de postos de saúde e hospitais de Fortaleza, aprovado em 2010. A justificativa apresentada seria de que as eleições diretas para estes cargos não são garantias de uma boa prestação de serviços.
Já Carlos Mesquita (PMDB) defendeu a Prefeitura, afirmando que quando se está no poder, as articulações mudam, pois outros interesses e responsabilidades surgem. Ele ironizou o projeto e disse não acreditar que a proposta seja acatada.
Eron Moreira (PV), da base aliada, confia que o projeto tem chance de ser acatado por Luizianne. Ele lembrou que "estava escrito" no projeto de Governo do PT que haveriam eleições diretas para os cargos de diretores em Fortaleza.
O presidente da comissão de Educação, Guilherme Sampaio, afirmou que o colegiado está estudando o processo de escolha do núcleo gestor escolar, mas o relatório ainda não foi finalizado. Segundo ele, o modelo ideal de escolha deve unir votação e avaliação técnica.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário