sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ayres Britto adverte contra juízes com "rei na barriga"


NÉLSON JR./STF
Poeta, Ayres Britto citou várias metáforas e fez menções holísticas

Ao assumir ontem a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Carlos Ayres Britto afirmou que os magistrados brasileiros não podem ser prepotentes e que o Judiciário “tem que se impor o respeito: Quem tem o rei na barriga um dia morre de parto, permito-me a coloquialidade do fraseado, e os juízes não estão imunizados quanto a essa providencial regra de vida em sociedade”, afirmou.

Sobre a Justiça, disse: “O poder que evita o desgoverno, o desmando e o descontrole eventual dos outros dois não pode, ele mesmo, se desgovernar, se descontrolar”. Ele também fez referência a recentes críticas, até do seu antecessor, Cezar Peluso, sobre a tendência do Supremo de julgar de acordo com a opinião pública. Para ele, a Justiça tem de levar em conta as expectativas da sociedade, ao dizer que “juiz não é traça de processo, não é ácaro de gabinete”.


“Sem fugir das provas dos autos nem se tornar refém da opinião pública, tem que levar os pertinentes dispositivos jurídicos ao cumprimento de sua mediata ou macrofunção de conciliar o Direito com a vida”, adiantou.


Ayres Britto terá um mandato curto à frente do STF. Ele se aposentará em novembro próximo, quando completará 70 anos de idade. Durante o período, no entanto, existe a expectativa de que julgamentos importantes aconteçam, como o processo do mensalão, por exemplo.



O discurso em que inaugurou sua presidência foi repleto de citações poéticas e místicas. Ao lembrar-se dos pais, por exemplo, afirmou que eles são seus “ícones desta minha vida terrena e de outras que ainda terei, porquanto aprendi com eles dois que o nada não pode ser o derradeiro anfitrião do tudo”.


Ele também afirmou que a consciência do juiz, que segundo ele, é fruto do “casamento entre o pensamento e o sentimento, corresponde àquele ponto de equilíbrio que a literatura mística chama de ‘terceiro olho’. O único olho que não é visto, mas justamente o que pode ver tudo”, advertiu. (da Folhapress)



Como

ENTENDA A NOTÍCIA


O ministro Carlos Ayres Britto tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em cerimônia cheia de discursos fazendo referências ao escândalo do mensalão e a recentes casos de corrupção na política.


O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário