sexta-feira, 20 de abril de 2012

CPI é instalada sob suspeita de blindagem



JOSÉ CRUZ/ABr
Rito de instalação da CPI durou três minutos


Em rápida sessão do Congresso Nacional, foi instalada ontem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar o envolvimento do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados. O rito de instalação durou apenas três minutos.


Expoentes do governo e do PT trataram de rebater informações de que estaria sendo armada uma blindagem na CPI para proteger a administração federal.


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) classificou tal possibilidade de “imaginação”. “Essa informação é uma imaginação. A CPI vai cumprir o papel de investigar as relações de Carlos Cachoeira”, garantiu, ao final da sessão do Congresso onde foi lido o pedido de instalação.


Segundo Maia, a CPI deve apurar as conexões do contraventor com os três Poderes, com a iniciativa privada e também com alguns setores da imprensa.


O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse ontem que a CPI do Cachoeira não traz preocupação ao Palácio do Planalto. Questionado se a investigação tem tirado o sono de alguém do governo, Carvalho afirmou apenas que tem dormido bem.


“O Legislativo cuida da pauta dele e nós cuidamos da nossa. E vamos seguindo assim”, disse. O ministro voltou a negar interferência do governo na condução da CPI. “O governo não está falando sobre essa questão (da CPI do Cachoeira), essa é uma questão do Legislativo”.


Um assessor do Planalto, Olavo Noleto, já confirmou que teve contato com um dos principais interlocutores do grupo do empresário do jogo ilegal Carlinhos Cachoeira.


Sem atrapalharMarco Maia não acredita que as investigações parlamentares possam atrapalhar a pauta de votações da Câmara.




A mesma opinião tem a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. “O governo tem orçamento aprovado. As políticas públicas se desenrolarão muito bem.(das agências de notícias)



E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


A vice-presidente do Congresso, Rose de Freitas (PMDB-ES), pediu que os líderes partidários indiquem até terça-feira, 24, os integrantes da CPI. Expectativa é de que os trabalhos comecem no dia seguinte.



SERVIÇO




Congresso NacionalOnde: Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900



Câmara dos DeputadosTelefone: 0800 619 619



SenadoTelefone: (61)3303 4141
O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário