sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vereador quer renomear Cuca Che Guevara

Para o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Plácido Filho (PDT), não há nenhuma contribuição para a cidade, tampouco para a juventude de Fortaleza, nomes de equipamentos públicos como Rosa Luxemburgo e Che Guevara.

Segundo o vereador, a Prefeitura atropelou o papel do Legislativo e passou a nomear praças e equipamentos públicos por meio de personalidades estrangeiras, algumas vezes sem nenhuma identificação com o país, com o Ceará ou com Fortaleza.

“É o caso do conjunto residencial Rosa Luxemburgo, que foi uma revolucionária polonesa marxista que talvez nunca tenha ouvido falar no Brasil, quanto mais Fortaleza”, criticou o vereador, que na próxima semana apresentará projeto de lei que irá propor a renomeação de ruas, avenidas e equipamentos públicos de Fortaleza. Segundo o parlamentar, “uma justa homenagem a verdadeiros heróis que lutaram pela cidade e pelo Ceará”.

De acordo com o vereador, o projeto atende em parte a um apelo do jornalista Messias Pontes, que vê nomes de torturadores da ditadura militar em ruas e em logradouros públicos.

Um dos primeiros equipamentos com proposta de renomeação é o Cuca Che Guevara. Para Plácido Filho, a Prefeitura teria sido mais feliz se tivesse prestado homenagem ao fortalezense Bergson Gurjão, revolucionário morto na Amazônia, em 1972, em combate na defesa da redemocratização do Brasil.

Com informações da CMF e Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário