terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Eleição dominará agenda da Câmara neste ano

No ano que será definitivo para os rumos políticos de Fortaleza – de manutenção ou de renovação do projeto político da cidade - a Câmara Municipal retorna às atividades amanhã, após um mês de recesso, em ritmo de campanha. A Casa deverá ser o principal palco dos debates públicos em torno do futuro da Capital. E a eleição dará o tom de tudo que ocorrer no Legislativo.

“A volta (dos trabalhos) tem uma particularidade: vamos estar num ano em que teremos processo eleitoral e elegeremos o novo prefeito, e essas mudanças terão interferência direta nos rumos políticos da Casa. A principal pauta será o processo eleitoral. Toda pauta será permeada, será sempre centrada nisso”, afirmou o presidente da Câmara, Acrísio Sena, ele próprio um dos pré-candidatos do PT para a disputa.

Em reunião na última quarta-feira, a oposição prometeu debates acalorados e posicionamento mais duro em relação à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), no Legislativo municipal.

Uma das deliberações do encontro foi a de que os presidentes de cada partido procurassem seus parlamentares e definissem um discurso alinhado de combate à atual gestão. Os aliados da prefeita, por sua vez, também já mantêm conversas de bastidores para garantir a defesa de Luizianne, bem como para continuar aprovação de suas mensagens enviadas à Casa.
 
Principais projetos

Em paralelo aos embates políticos, na volta do recesso parlamentar, os vereadores deverão votar pelo menos dois importantes projetos na Câmara Municipal.

Um deles é a criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que deve entrar na pauta dos trabalhos já no mês de fevereiro. O projeto foi discutido na Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania ainda no período de recesso.

Segundo Acrísio Sena, a nova legislação sobre táxi e mototáxi também deverá ser votada em fevereiro. De acordo com ele, a legislação vigente que trata do assunto data de 1973. Portanto “muito atrasada e antiga”.

Dentre outros pontos, a legislação tratará da criação de novas vagas, pontos de estacionamento e concessões para ambas as categorias.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA
Em 2012, os eleitores de Fortaleza escolherão o novo prefeito – ou prefeita –, além de, a partir deste ano, 43 vereadores. O processo eleitoral será o principal assunto, mesmo que de forma camuflada, na Câmara.
  Cidade limpa nas eleições
Com foco nas eleições deste ano, a Câmara Municipal realizará, no mês de março, seminário para discutir a legislação eleitoral para 2012, como as mudanças nas súmulas e o que é permitido ou não no processo eleitoral. O evento terá como público-alvo os vereadores da Casa, presidentes municipais de partidos, pré-candidatos a vereador e juristas da área. O encontro é parceria da Câmara com Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público Eleitoral (MPE).

Além disso, na volta do recesso, a Câmara vai propor a realização de campanha intitulada “Cidade limpa nas eleições”. O objetivo é combater a poluição sonora e visual. A proposta, que constará de acordo entre os partidos para não utilizarem paredões de som, nem pinturas em muros e viadutos, já foi apresentada ao TRE e ao MPE. “Com o avanço da tecnologia da informação, a exemplo dos meios de comunicação e das redes socais, nós já podemos deixar esse tipo de poluição de lado”, lembrou o presidente Acrísio Sena.

Serviço

Reabertura dos trabalhos na Câmara
Quando: Amanhã, 1º, às 9 horas, em café da manhã com vereadores. Às 10 horas haverá leitura da mensagem da prefeitaMais informações: 3444 8300 
O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário