terça-feira, 31 de janeiro de 2012

POSSE DA DIRETORIA DA UPES, UM NOVO MOMENTO DA JUVENTUDE COMBATIVA




Eleitos pela juventude paranaense, a nova diretoria da UPES promete uma gestão de muita luta e mobilização na defesa da educação e do estado do Paraná
A posse da nova diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) aconteceu  na última quarta-feira (25) no pátio da sede da entidade, com a presença de diversas autoridades na cerimônia que apresentou a todo movimento estudantil do Paraná, a nova gestão à frente da entidade até 2013.
Estiveram presentes no evento Zenir Teixeira, coordenador geral da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); Marlei Fernandes Carvalho, presidente da APP Sindicato PR; Norton Nohama, chefe do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Paraná; José Carlos, representante do Sindicato dos Médicos do Paraná; Diogo Costa, representante da Comissão Municipal de Cidadania de Curitiba; Ronie Lobato, diretor de comunicação da UPE; André Feijes, Presidente do DCE da Unicuritiba; Poliana Nadim, Vice Presidente da UBES no Paraná, e Paula Kikesaal, presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná.

Eleita durante seu 50° Congresso que aconteceu no início de novembro, a nova diretoria já levantou suas bandeiras de luta neste novo momento da entidade, na defesa da sede histórica dos estudantes paranaenses. Após a cerimônia de posse, os secundaristas realizaram um ato simbólico, em que todos os presentes presenciaram a plantação de uma muda de araucária, árvore simbólica do Paraná que por lei não pode ser derrubada.
Em defesa do patrimônio da UPES e em resistência à especulação imobiliária que tenta tomar a sede, os estudantes permanecem acampados no terreno desde o dia 8 de janeiro. Com disposição, na defesa da casa da juventude secundarista no estado, eles já receberam o apoio e a visita da presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga e outras importantes autoridades do estado.
Com luta legítima, o ato de resistência é conduzido pela nova diretoria na expectativa de resolver a situação juridicamente. Em entrevista à UBES, o novo presidente da UPES, Felipe Barreto, falou mais dos desafios desse novo tempo para entidade, confira aqui.
NESSE MOMENTO PARA TODOS OS ESTUDANTES SECUNDARISTAS PARANAENSES, QUAIS SÃO AS BANDEIRAS DE LUTA DA NOVA DIRETORIA DA UPES?
Temos dois anos à frente com muita luta, não vamos nos calar diante do sucateamento da educação que está sendo feita pelo governo do estado; queremos ver mais resultados para o passe livre que há muito tempo é pautado; defender mais vagas nas universidades públicas porque a grande concorrência tem feito muitos estudantes saírem do estado em busca de um ensino público e qualidade.
A NOVA DIRETORIA ELEITA PARA REPRESENTAR OS SECUNDARISTAS PARANAENSES SABE MUITO BEM O QUE QUER ESSA JUVENTUDE. NESSA NOVA GESTÃO, QUAL É A CARA DESSA JUVENTUDE?
Não tenho dúvida que a juventude na qual estamos falando tem a cara da juventude de luta, que não se cala frente às injustiças e que vai se espalhar pelo estado e mostrar que os jovens estão presentes na luta em defesa da educação e do desenvolvimento.
O QUE REPRESENTA ASSUMIR ESSA NOVA DIRETORIA DURANTE O ACAMPAMENTO E A LUTA PELA SEDE HISTÓRICA DA UPES, TÃO AMEAÇADA?
Significa encarar as dificuldades com muita força e garra, lutar pelo espaço que é nosso por direito, garantir que nossa sede histórica não seja tomado por esse sistema sujo e injusto em que vivemos. Da mesma maneira que a juventude do Paraná tem feito, sempre buscando relembrar grandes momentos da luta estudantil no estado como a mobilização pela não venda da Copel e pela não terceirização da saúde, sem contar a reconstrução da UBES que foi na capital paranaense.
ALÉM DAS BANDEIRAS DE LUTA NACIONAIS QUE A UPES SE MOSTRA FORTEMENTE PRESENTE NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE, O QUE MAIS OS SECUNDARISTAS PARANAENSES PODEM ESPERAR DESSA NOVA GESTÃO?
Temos muito a avançar, há menos de 10 anos a UPES foi reconstruída, vamos corrigir algumas falhas e investir em projetos de cultura, esporte, comunicação e em debates sobre preconceitos. Vamos manter a juventude no foco da luta e fazer da expansão nossa principal meta; precisamos crescer, precisamos avançar e chegar a todo estado, e não há dúvida quanto ao nosso esforço para que isso aconteça.
EM SUA OPINIÃO, QUAIS DEVEM SER AS PRIORIDADES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL EM 2012?
Devemos continuar nas lutas que estamos afinal, acredito que falta pouco para conquistá-las, mas não podemos nos fixar apenas nisso, a educação tem mudado muito e temos que avançar junto com ela nas bandeiras de luta, defender de fato o Passe Livre nacional e buscar outros grandes avanços.
Durante seu discurso de posse, Felipe firmou mais uma vez o caráter da nova gestão, que inicia seus trabalhos em ritmo de combatividade e com a essência do movimento estudantil secundarista brasileira, de rebeldia consequente, firme e forte na luta:
“Não iremos desistir, a mobilização está legal, estamos todos animados, diversos estudantes estão há quase 20 dias acampados aqui na sede, vamos ficar até quanto for necessário, queremos o que é nosso por direito e não daremos a outros sem luta” , afirmou.
Fopnte:  http://ubescomunica.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário