sexta-feira, 9 de março de 2012

Corrente Articulação de Esquerda faz nota para apoiando Elmano Freitas

Nota da Articulação de Esquerda sobre a sucessão em Fortaleza


O Partido dos Trabalhadores vive mais um momento histórico em Fortaleza. Após o povo dar a vitória surpreendente a Luizianne Lins em 2004 e à sua reeleição no 1º. Turno em 2008, chegou a hora de encarar mais um desafio: o povo sair às ruas e mostrar que quer continuar apostando numa gestão bem sucedida à frente da quarta maior capital do país.

E qual projeto vitorioso fundamenta esta gestão? O projeto petista não é um conjunto de planos abstratos porque já se materializou na inversão de prioridades, na participação popular, no esforço para garantir qualidade na prestação dos serviços públicos e nas obras e serviços que beneficia a toda população.

O povo de Fortaleza compara a situação de abandono que vivia antes e a nova realidade que vive atualmente. O povo mais carente, nas periferias de Fortaleza sabe que suas crianças têm acesso a uma escola pública de melhor qualidade e à atenção básica com melhora significativa na saúde e na assistência social voltada para melhorar a vida das pessoas. O povo hoje tem o direito de opinar nos gastos públicos e decide obras e ações municipais em suas comunidades. O povo que morava na lama e em áreas de risco está sendo reassentado nos programas habitacionais da Prefeitura. A passagem de ônibus é uma das mais baratas do país e têm descontos e meia estudantil garantida.

Os(as) servidores(as) têm seus direitos e conquistas respeitados(as). As mulheres, negros(as), a juventude, LGBTs, etc. têm políticas específicas em pleno andamento. Há políticas municipais de incentivo, financiamento, emprego e renda. A cultura é valorizada com editais, equipamentos e eventos ao longo do ano. O poder público retoma o seu papel fiscalizador e normativo, a cidade não está mais entregue aos interesses do capital privado e imobiliário e agora encontra amparo na legalidade que favorece o bem-comum e os interesses da coletividade.

Obras como: Vila do Mar e Aldeia da Praia, reformas do Estádio Presidente Vargas e da Praia Iracema, construções dos CUCAs e do Hospital da Mulher, intervenções em malhas viárias em diversos pontos da cidade, etc. vão marcando a paisagem e materializando cada vez mais o sonho de uma Fortaleza Bela.

Para assegurar estas e outras conquistas, além de eleger um candidato do PT – do partido que está mudando o Brasil com políticas afirmativas de desenvolvimento com justiça social – devemos trabalhar para manter unida a base aliada que caminha conosco neste objetivo. Entretanto, mais do que se dar em torno de bons nomes, esta aliança deve se firmar em torno de compromissos programáticos progressistas, capazes de avançar ainda mais as conquistas da classe trabalhadora.

De qualquer forma, acreditamos que o PT dispõe de bons quadros políticos qualificados para realizar esta missão. E é legítimo que busquem ser escolhidos para a tarefa de representar o partido na eleição vindoura, tanto quanto aceitem o que a maioria do partido decidir, caso não seja possível o consenso. A unidade partidária é fundamental para o enfrentamento do embate eleitoral, mas a sua consolidação é produto de um processo democrático de convencimento e de representatividade.

Dentre os nomes apresentados, sem desmerecer os demais, acreditamos que o nome do companheiro Elmano de Freitas encarna com perfeição o projeto político petista em Fortaleza, sob o comando da companheira Luizianne Lins.

Elmano é do núcleo de governo da prefeita Luizianne coordenou as políticas de participação popular em Fortaleza, entre elas o Orçamento Participativo e é o atual Secretário Municipal de Educação. Além de gestor experiente, Elmano é advogado e coordenou a Rede Nacional de Advogados Populares. É um militante histórico do PT oriundo do meio popular. Sua simplicidade e carisma são forças poderosas para animar os(as) lutadores(as) do povo.

Apesar de sua longa caminhada no meio popular, onde está à vontade, é um “desconhecido” nas esferas de legitimação da institucionalidade burguesa. O que seria aparentemente uma desvantagem constitui-se, ao mesmo tempo, na verdade, numa surpreendente novidade no cenário político. O que guarda um paralelo com semelhante ousadia cometida há alguns anos por Luizianne e a irredutível militância do PT.

Elmano é parte desses sonhos e realidades que o PT foi capaz de realizar em Fortaleza. Com nossos erros e acertos, muito foi feito, mas muito ainda resta a fazer. Somos parte desta construção histórica da qual nos orgulhamos e defendemos. Por isso mesmo, para evitar retrocessos e seguir no rumo das mudanças radicais e profundas que Fortaleza precisa, somos mais Elmano!

Fortaleza, 9 de março de 2012.

Articulação de Esquerda – Ceará.
Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário