quarta-feira, 14 de março de 2012

Iphan entra na polêmica do Acquario

O projeto do Acquario Ceará, desenvolvido pelo Estado, continua gerando controvérsias. Dessa vez, os integrantes do movimento Quem dera ser um peixe conseguiram inserir mais um na polêmica: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo informações do movimento, a superintendente regional do Iphan, Juçara Peixoto, teria afirmado, durante reunião com eles, que a licença de instalação do projeto, emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), estaria irregular.

Ainda segundo o movimento, a irregularidade seria porque o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) não conteria estudos arqueológicos obrigatórios, que deveriam ser analisados e aprovados pelo instituto. O POVO tentou, durante todo o dia de ontem, falar com Juçara Peixoto, mas ela estaria em reunião e nenhum outro funcionário do Iphan poderia falar pelo órgão.

O secretário do Turismo, Bismarck Maia, afirmou que cumpriu todos os requisitos exigidos pela Semace e que antes de entregar o EIA/Rima ao órgão, foi protocolado um documento no Iphan mostrando que a área do projeto abrigava um prédio do Dnocs e se comprometendo em permitir o acompanhamento do Iphan na instalação das fundações do Acquario. 

OPOVO

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/8EMg87m5nIM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário