terça-feira, 15 de maio de 2012

AL inicia nesta quarta-feira Programa Protagonismo Infanto Juvenil 2012


A Assembleia Legislativa lança, nesta quarta-feira (16/05), às 10h, o Programa Protagonismo Infanto Juvenil 2012, criado por Ato Deliberativo da Mesa Diretora da Casa que instituiu o “Parlamento Infanto Juvenil Cearense e o “Parlamento Jovem Cearense”. O evento será realizado no auditório João Frederico, no Anexo II da AL. O objetivo é possibilitar aos estudantes das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático e do trabalho legislativo de um deputado estadual.



O Parlamento Infanto Juvenil é voltado para estudantes matriculados da 5ª a 9ª Série do Ensino Fundamental e o Parlamento Jovem Cearense, para estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, selecionados em escolas públicas e privadas. Essa é a edição piloto da iniciativa, que terá duração de 3 dias (16, 17 e 18 de maio).


Para o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), esse Programa “proporcionará aos participantes a experiência de reflexão sobre temas específicos e problemas de maior interesse da coletividade e mostrará o funcionamento do Parlamento cearense”.

Os dois grupos (Parlamento Infanto Juvenil e Parlamento Jovem) participarão de curso de imersão sobre o Legislativo e de um dia de atividades que um parlamentar exerce na Assembleia, como sessão plenária e audiências públicas.

Os projetos trarão para o centro das discussões do legislativo cerca de 100 alunos que vivenciarão a cidadania, ao incorporar o papel de representantes da população do Estado e participar do trabalho elaborado pelos parlamentares no dia a dia do Parlamento cearense. Estão à frente do programa as comissões de Infância e Adolescência e de Juventude da Assembleia.

Os jovens parlamentares terão a oportunidade de apresentar seus próprios projetos de leis desenvolvidos durante o programa, que serão apreciados pelos deputados estaduais efetivos e encaminhados pelas comissões envolvidas no programa para análise de relevância e constitucionalidade.
RT/CG


Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário