terça-feira, 15 de maio de 2012

Luizianne ataca pesquisa

Prefeita, sobre pesquisa encomendada pelo PSB: "Às vezes você induz o eleitor a responder a determinada coisa"

Em meio à nuvem de tensão que paira sobre PT e PSB em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins (PT) lançou suspeita contra a pesquisa de intenção de voto divulgada pelo PSB na última quarta-feira, na qual a gestão municipal aparece avaliada como ruim ou péssima por 48% dos entrevistados. Nitidamente irritada, ela reagiu aos números e apresentou uma sondagem publicada em janeiro deste ano, na qual o índice de reprovação da Prefeitura é calculado em 32%. Ambas as pesquisas foram feitas pelo Ibope.

“É muito esquisito você chegar (cerca de) três meses depois, sem (ter havido) nenhum problema mais grave (na administração), e você ter crescimento de 32% para 48% de desaprovação”, insinuou Luizianne, ontem, em entrevista coletiva no Paço Municipal.


Questionada se acredita em suposta manipulação da sondagem encomendada pela sigla aliada, a petista evitou acusações diretas. “Às vezes não é a pesquisa em si. Às vezes, você trabalha na margem de erro, às vezes você induz o eleitor a responder a determinada coisa. Uma pesquisa sendo encomendada por um partido político, já coloca grau de suspeição”, avaliou.


Ao revelar que não sabia, especificamente, da existência do levantamento encomendado pelo PSB, Luizianne também disse estranhar o fato de os números terem vindo à tona pouco tempo após o PT ter feito a eleição dos filiados que irão decidir, no dia 3 de junho, o nome do petista que disputará a sucessão municipal.


Cerca de 70% dos delegados escolhidos são favoráveis à candidatura do atual secretário de Educação, Elmano de Freitas – que é também o favorito de Luizianne e possui pouca interlocução com a ala do PSB mais ligada ao governador Cid Gomes.


IncômodoDurante o discurso no Paço Municipal, ao detalhar os projetos lançados na ocasião, a prefeita foi para cima dos opositores e fez duras críticas às gestões anteriores e “aos falantes que já foram prefeitos”, em possível referência a um dos mais ferrenhos críticos da Prefeitura, Ciro Gomes, irmão de Cid

Procurado pelo O POVO, o presidente do PSB de Fortaleza, Karlo Kardozo, disse que preferia não se manifestar sobre as críticas da prefeita, por enquanto.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A reação de Luizianne à iniciativa do PSB amplia a tensão na fragilizada

aliança governista. Boa parte do PSB quer o fim da parceria, para que a sigla lance candidato próprio à prefeitura. Cid é protagonista nas negociações.

SERVIÇO

Leia a íntegra das pesquisas feitas pelo Ibope sobre Fortaleza, este ano
Onde: www.ibope.com.br
Link “Pesquisas”, ano de “2012”

Saiba mais

A pesquisa apontada por Luizianne foi divulgada em 19 de janeiro deste ano, sob encomenda do Grupo Bandeirantes. Aponta que 30% dos eleitores avaliam a gestão como boa ou ótima e 32% a qualificam como ruim ou péssima.

Na pesquisa encomendada pelo PSB, realizada entre 28 e 30 de abril deste ano, 20% dos entrevistados avaliaram a gestão como ótima ou boa, enquanto 48% como ruim ou péssima. A margem de erro é de 4 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário