terça-feira, 22 de novembro de 2011

34 milhões estão com vírus HIV

Michel Sidibe anunciou ontem os novos números da aids (JOHN MACDOUGALL/AFP)Michel Sidibe anunciou ontem os novos números da aids (JOHN MACDOUGALL/AFP)


Até 2010, havia 34 milhões de portadores de HIV, o vírus da aids. O número recorde é atribuído, em grande medida, à generalização de tratamentos que prolongam a vida dos soropositivos e estimulam a esperança de erradicar a doença.


As informações constam no relatório divulgado ontem pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids). De acordo com o dissiê, nunca houve tanta gente vivendo com o vírus da aids.


A mortalidade pela doença, que chegou a ser de 2,2 milhões de indivíduos por ano em meados da década passada, caiu para 1,8 milhão em 2010.


“Nós nos encontramos na antessala de um importante marco na resposta à aids”, afirmou o diretor executivo do órgão, Michel Sidibe. “No entanto, a ciência, o apoio político e as respostas comunitárias estão começando a dar frutos claros e tangíveis”, completou.


Atualmente, metade dos portadores do vírus recebe algum tipo de tratamento. Desde o início da pandemia de aids, na década de 1980, mais de 60 milhões de pessoas já foram contaminadas pelo HIV. Coquetéis de drogas conseguem controlar o vírus durante vários anos, mas faltam cura e vacina preventiva. (da agência Folhapress)


Jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário