terça-feira, 22 de novembro de 2011

CUCA da UNE realiza encontro de planejamento para 2012 Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos - CUCA da UNE realiza encontro de planejamento para 2012


Com o objetivo de avaliar as atividades realizadas e planejar as ações para o próximo ano, o Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (CUCA da UNE) de Fortaleza realizou no último sábado (19), em Fortaleza, de avaliação e planejamento. Participaram do encontro o vice-presidente regional da UNE no Ceará, Ivo Braga, além do presidente estadual da União da Juventude Socialista do Ceará, Flávio Vinícius.

Os cuqueiros, como são chamados os estudantes, artistas e produtores culturais que atuam no CUCA da UNE, avaliaram como positivas as ações desempenhadas em 2011 e apontaram a necessidade de melhorar a participação na agenda cultural da cidade e de ampliar a inserção do CUCA dentro das universidades. Segundo Flaviene Vasconcelos, coordenadora do CUCA da UNE Fortaleza, “o crescimento do CUCA acontece na medida em que os estudantes e demais interessados vão tomando conhecimento dessa articulação, que é bem recente. Para esta divulgação é fundamental a realização de atividades que dêem visibilidade ao que estamos construindo aqui. É nesse sentindo que cogitamos a realização de um festival que movimente a produção cultural universitária para o próximo ano”, disse.

A organização da entidade também foi pauta do encontro. Os participantes discutiram o papel que podem desempenhar a frente das pastas escolhidas para dar sustentação ao CUCA. Ficou definido que a institucionalização deve estar entre as prioridades das ações para 2012. De acordo com Sula Souza, coordenadora de finanças, “constituir uma entidade legal será fundamental para garantir nossa autonomia financeira. É o que vai nos permitir participar de editais e realizar projetos de médio e grande porte. Isso não é o mais importante, mas vai ajudar a colocar o CUCA de Fortaleza no circuito da produção cultural das universidades e também da cidade”, afirmou.

Atividades

Das atividades que ficaram definidas, já para o início do próximo ano, está o Trote Cultural. Os cuqueiros, em parceria com a UNE, pretendem recepcionar os calouros das maiores universidades de Fortaleza como forma de apresentar tanto a UNE como o CUCA. “Quando você entra na universidade leva-se um tempo para aprender o funcionamento das coisas, o que a gente precisa é se antecipar às descobertas que vão acontecendo naturalmente e mostrar a importância de estarmos organizados, seja no movimento estudantil, seja no movimento cultural”, disse Hellen Vieira, coordenadora de comunicação do CUCA da UNE Fortaleza.

Ações do Programa de Interferência Ambiental (PIA), plataforma de artistas contemporâneos que agrega integrantes de diferentes coletivos e se organiza dentro do CUCA, estão sendo pensadas para o próximo ano. “A ideia é fazer duas intervenções urbanas que reflitam a degradação das áreas de mangue de Fortaleza, onde um shopping e um edifício comercial de luxo foram construídos”, informou Bárbara Cipriano, coordenadora do PIA.

Mais

Articulado pelos estudantes que apresentaram um Afoxé na programação oficial da 7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, que aconteceu em Janeiro de 2011 no Rio de Janeiro, o CUCA da UNE Fortaleza não é o primeiro do Ceará. Atualmente, o estado conta com a experiência do CUCA que atua na região do Cariri e tem a frente o músico Jean Alex e o artista e poeta Alexandre Lucas. “A parceria com o CUCA Cariri têm sido fundamental nesse processo de construção. Acreditamos que essa aproximação, que tende a se intensificar no próximo ano, vai gerar muita coisa boa”, finalizou Michell Barros, articulador do CUCA Fortaleza.

Interessados em conhecer o CUCA da UNE Fortaleza podem entrar em contato através do e-mail cucaunefortaleza@gmail.com .

Fonte: Assessoria de comunicação CUCA da UNE Fortaleza.

Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos - CUCA da UNE realiza encontro de planejamento para 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário