domingo, 20 de novembro de 2011

Quem é Luizianne Lins:

Naturalidade: Fortaleza/Ceará

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1990, milita nos movimentos de esquerda desde 1987. Jornalista, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi presidente do Centro Acadêmico, do Diretório Central dos Estudantes da UFC, diretora da União Nacional de Estudantes (UNE), além de secretária Estadual de Juventude e de Mulheres do PT. Por 10 anos, foi funcionária pública concursada da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). Também atuou como fotógrafa e videomaker, tendo obtido premiações nacionais nestas áreas. É professora concursada do curso de Comunicação Social da UFC, hoje licenciada.

Foi a vereadora mais votada do PT em 1996 e, em 2000, reeleita. Em 2002, foi eleita deputada estadual, tendo sido a 4ª mais votada no Estado e a mulher mais votada entre todas. Em 2004, foi eleita Prefeita de Fortaleza com votação histórica (620.174 votos, no segundo turno). Em 2008, foi reeleita no 1º turno, com 593.778 votos.

No Executivo, inverteu prioridades, focando nas políticas públicas para os mais pobres. Saúde, Educação, Habitação e Transporte foram destaques em seu 1º mandato. O 2º tem como foco as grandes obras estruturantes, como o Vila do Mar, Hospital da Mulher, Transfor, Drenurb e Preurbis, dentre outros.

Presidiu o Diretório Municipal do PT. É Presidente do diretório estadual e integrante do Diretório Nacional. É ainda diretora da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o cargo de 1ª Vice-Presidente de Relações Internacionais.


Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário