quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Professor Teodoro defende aplicação de 10% do PIB na educação


O deputado Professor Teodoro (PSD) voltou a defender nesta quarta-feira (09/11), em plenário, a necessidade de se investir 10% do Produto Interno Bruto do Brasil em educação e a elaboração de um planejamento, levando em conta as regiões e os estados onde há áreas desenvolvidas e subdesenvolvidas.

“O que muda a realidade é a educação. Já houve uma evolução positiva, houve certa unidade das políticas. Mas o processo é lento, temos que investir mais em educação para recuperar o tempo perdido”, reconheceu, destacando que países da Europa destinam 10% do PIB para a área. Hoje, o Brasil investe apenas 5%, mas, segundo ele, há uma proposta de se chegar a 7%.

De acordo com ele, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, no primeiro semestre deste ano, a Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), realizada pela primeira vez nas capitais de todo o país por alunos concludentes do 3º ano do ensino fundamental, apontou que 43,9% não aprenderam o que era esperado em leitura para esse nível de ensino. Em relação à escrita, segundo ele, 46,6% não atingiram o esperado.

No Ceará, Teodoro enalteceu, no entanto, a forma como a pasta vem sendo conduzida pelo governador Cid Gomes, que tem investido bastante. Ele citou a experiência feita no município de Sobral, onde Cid, então prefeito da cidade, fez um levantamento no qual foi detectado que 50% que chegavam ao ensino fundamental dos alunos não sabiam ler e escrever. A partir de então, relata ele, foi feito um trabalho meticuloso e hoje, depois de oito anos, 90% dos alunos já sabem ler e escrever. A iniciativa foi exemplo para vários municípios e deveria ser implantada pelos demais estados, opinou.

Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) elogiou as ações do Governo do Estado, reconhecendo e elogiando o esforço do governador, com a implantação das escolas profissionalizantes e em tempo integral. O petista reforçou a luta por 10% do PIB na área “para que possamos construir um ambiente ideal para a educação”.
LS/CG

Fonte - Al-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário