quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Foz do Iguaçu sedia encontro mundial de blogueiros sujos

De hoje até sábado a cidade de foz do Iguaçu sediará o 1º Encontro Mundial de Blogueiros começa quinta-feira (27) e vai até sábado (29). O objetivo é debater o papel da blogosfera na democratização da comunicação.

O tema do encontro será “O papel da blogosfera na construção da democracia” e um dos assuntos a serem discutidos é o impacto sofrido pelas mídias tradicionais com o advento do uso da internet como uma rede alternativa de informações. O evento receberá internautas e ativistas sociais de diversos países no Cineteatro do Barrageiro, na Itaipu.

Para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a importância de se manter na vanguarda das comunicações alternativas faz com que a binacional apoie eventos como este. “Os blogs são fundamentais para a democratizar a informação e este encontro fortalece nosso relacionamento com esses novos formadores da opinião pública mundial”, avaliou Piolla.

Um dos maiores expoentes do cyberativismo, o Wikileaks – site que publica informações confidenciais de interesse público, vazadas de governos e empresas – vai participar do encontro.

O porta-voz da organização, o jornalista islandês Kristinn Hrafnsson, confirmou presença no primeiro dia de debates, na sexta-feira (28). Às 9h, ele dividirá a mesa ao lado de outras autoridades do jornalismo mundial, como Ignacio Ramonet, criador do jornal francês Le Monde Diplomatique.

O debate “O papel das novas mídias” terá ainda a presença dos brasileiros Luis Nassif, jornalista premiado e blogueiro, e Dênis de Moraes, pós-doutor em Comunicação e professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Por Jameson Igor com informações do site oficial do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário