quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VIVA CENTRO: Fórum discute a situação dos 2.626 ambulantes



Secretária Luiza Perdigão apresentou números sobre o Centro (GABRIEL GONÇALVES) Somente o quadrilátero do Centro formado pelas ruas Sólon Pinheiro, Imperador, Duque de Caxias e João Moreira é local de trabalho para 2।626 comerciantes ambulantes, que vendem de vestuário a literatura de cordel, com mercadorias que podem ser divididas em 46 categorias. Foi focando nessa área em que a ocupação do espaço público se dá de forma muito forte que uma pesquisa censitária e socioeconômica foi realizada pela Sercefor e pela Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE).




A abrangência dos resultados fez parte da reunião sobre reordenamento urbano, um dos eixos temáticos do Fórum Viva Centro, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza e apoiado por diversas instituições da cidade। Na reunião, o reordenamento do comércio na área que o recebe de forma pulsante diariamente em seus 2,5 km foi o principal assunto.




A secretária Luiza Perdigão, da Sercefor, ressaltou que Fortaleza é vocacionada para a confecção e que é necessária uma discussão qualificada para saber de onde vem essa atividades e quantas pessoas ela envolve, enaltecendo a complexidade ao se lidar com o trabalho e a dignidade humana।




O vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, qualificou o comércio ambulante como um importante segmento que faz parte da estrutura social dinâmica de diversas capitais। Ele citou que a área tem, aproximadamente, 200 estacionamentos, e que se 1/3 fossem usados para shoppings de pequenos negócios a questão já teria um avanço significativo.




O tema não é novo, indicou o representante do Sindicato dos Comerciários, Raimundo Ivan Bezerra da Silva. Para ele, é importante que a discussão, assim como as ações, englobem não só a estrutura, mas também as pessoas, que ele indicou ser tratar de uma “massa de excluídos”. Raimundo também lembrou sobre a necessidade que esse reordenamento não seja feito como uma “limpeza”, tirando as pessoas do Centro de forma violenta.

Para Luiza Perdigão há a necessidade de incentivar a participação do trabalhadores no processo de construção das mudanças necessárias para a organização।




SERVIÇO
A próxima reunião do Fórum Viva o Centro terá como eixo temático a mobilidade.
Quando: 31 de outubro, às 9h.
Local: Fateci (Faculdade Tecnologia Intensiva)। Rua Barão de Aratanha, 51. Centro.




Os cidadãos podem participar do Viva o Centro através de um fórum na internet. O endereço do site é www.cmfor.ce.gov.br/vivacentro.
Centro
Na manhã de ontem, a secretária da Sercefor, Luiza Perdigão, assinou a ordem de reforma da praça da Lagoinha, no Centro. O valor é de R$ 890 mil.
Números do Centro
2.626 ambulantes
Remuneração
35,91% recebem de meio a um salário mínimo
47,98% recebem de um a dois salários
Diversidade étnica



53,39% são pardos
28,83% são brancos
Gênero



60,85%homens



39,05% mulheres
Moradia



84,84% moram há mais de 10 anos em Fortaleza.
41,47% sempre moraram na Capital.
20,03% moraram anteriormente na zona rural em cidades do interior do Estado.
57% tem casa própria.
Emprego
31,83% trabalham como vendedores ambulantes há mais de dez anos.
92,42% não sabiam sobre os Programas de emprego e renda dos governos municipal, estadual e federal.
Idade
25,59% têm entre 30 e 39 anos.
25,02% possuem entre 40 e 49 anos.
12,83% possuem entre 15 e 29 anos.
14,66% possuem entre 50 e 59
Ensino
A maioria só tem o Ensino Fundamental.
83,47% estudaram em escola pública.
Maneira de trabalhar
49% trabalham com familiares
37% trabalham sozinhos
89,53% não possuem outra atividade
Família
72,89% são chefes de família



42,54% são casados
34,85% são solteiros
A área do Centro possui 130 bancas, sendo que 28 ocupam espaços irregulares.



Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário